O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), Foi publicado pela primeira vez em 1939 e já tem 75 edições.
A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática
Viajando de Samarra a Bagdá, Hank Tade-Maiá, o narrador da história, encontra Beremiz Samir, um singular personagem que se revela ser um fabuloso calculista da Pérsia. Eles decidem viajar juntos para Bagdá e ainda no trajeto Beremiz dá mostras de sua extraordinária habilidade com os cálculos.
O livro foi estudado pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio matutino como parte integrante do projeto “Diário de Leitura”. As turmas foram separadas em grupos e cada grupo leu um capítulo do livro e em seguida preparou um teatro no intuito de representar aos demais o que haviam interpretado. Nesta dinâmica, todos os alunos puderam conhecer o livro na íntegra. A atividade, que foi desenvolvida pelas professoras Organdi, Maria da Penha e Izabel (Matemática, Arte e Língua Portuguesa, respectivamente) despertou interesse pela leitura, interação entre os alunos e ainda, proporcionou aulas diversificadas.















