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quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TEATRO SOBRE PA e PG

Novas propostas para o ensino de Matemática evidenciam, dentre outros fatores a contextualização e a resolução de problemas. O tratamento contextualizado do conhecimento é um dos recursos que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo e que aliada a uma série de outros fatores pode propiciar uma aprendizagem mais significativa. Tendo como pressuposto este pensamento e com o objetivo de criar condições para uma aprendizagem motivadora e que leve a superar o distanciamento entre os conteúdos estudados e a experiência do aluno, é que a professora Organdi desenvolveu com as turmas de 2º ano de Ensino Médio uma atividade de contextualização por meio de peças teatrais. Após o estudo dos conteúdos Progressão Aritmética ( PA) e Progressão Geométrica (PG) , a turma foi divida em pequenos grupos e cada um ficou encarregado de elaborar uma situação problema contextualizada mostrando a aplicabilidade do conteúdo em estudo. O resultado foi ótimo e o envolvimento e a participação dos alunos também.